Professor Tiziu
(11) 958554861
Local de Treinamento:
Vivência
Professor Tiziu quando você começou a capoeira
e quem te incentivou?
No ano de 1996, no início o incentivo veio pela minha mãe Noeli Moreira, meu Pai Olavo Gomes da Silva que sempre me apoiaram, porém sempre pra que eu praticasse como lazer, nunca como profissional. Os primeiros passos na capoeira se deram em um projeto social próximo a minha casa, no ano de 1996, com o Instrutor Ligeirinho, hoje conhecido como (Preá) no grupo Capoeira Resistência do (Mestre Panão), algum tempo depois passei a treinar com o Professor Crispim (Capoeira Resistência) e por motivos de força maior o mesmo teve que se afastar da capoeira, não parei e passei a treinar com o Professor Romeu, na época no Capoeira Nagô (Mestre Pequinês), onde também o trabalho veio a se acabar e passei a fazer parte do Trabalho do Contra Mestre Xandinho (Ayê Capoeira), que por motivos pessoais preferi permanecer com a amizade com ele e não mais fazer parte do trabalho. Há algum tempo eu vinha admirando o trabalho e a capoeira do Contra Mestre Busca Longe, na época Professor, e no ano de 2006, em busca de um novo estilo, técnicas, objetivos e me tornar um profissional da capoeira, me tornei aluno do Contra Mestre Busca Longe, onde consegui melhorar minha capoeira em vários níveis, após isso, passei a viajar o Brasil e o Mundo para participar de eventos, competições, ministrar Workshops, e me encontro ao lado dele há 10 anos.
Através da Capoeira e do incentivo do meu Mestre (Mestre Busca Longe) e de minha família que sempre me apoiaram em tudo, no ano de 2013 me formei em Educação Física, sou feliz pois consigo viver da minha arte e do que escolhi como Profissão.
Em cima disso tudo ,quero fazer um agradecimento especial ao Pai Vinicius (Vinicius David Lopes), ele sabe ( In Memória)
Através da Capoeira e do incentivo do meu Mestre (Mestre Busca Longe) e de minha família que sempre me apoiaram em tudo, no ano de 2013 me formei em Educação Física, sou feliz pois consigo viver da minha arte e do que escolhi como Profissão.
Em cima disso tudo ,quero fazer um agradecimento especial ao Pai Vinicius (Vinicius David Lopes), ele sabe ( In Memória)
Professor Tiziu no início em quem você se espelhava?
Se for falar de um a quem me espelhava não dá (risos), mas em meu início com certeza tive como referência o Mestre Panão, Mestre Tucano Preto e Contra Mestre Tigrão.
Professor Tiziu da época em que você começou para hoje em dia,
a capoeira mudou muito?
Com certeza, em vários aspectos, mas acredito que a capoeira, em especial de São Paulo, vive hoje é algo que não ocorreu em outras épocas, que é a união dos capoeiristas, nas rodas, eventos, vivências e etc, esses sendo de vários estilos e grupos distintos, além de a capoeira está sendo jogada hoje com malandragem e respeito ao próximo, e em outros tempos eram tempos de provação, onde ninguém apoiava ninguém e os eventos em sua maioria terminavam em brigas e pontas pés, hoje o mais legal é a participação dos Mestres e todas as pessoas dessa época de provação, de forma a somar e só quem ganhou foi a CAPOEIRA,
digo isso por conta das viagens que faço pelo Brasil e fora e não vejo toda essa união que temos aqui comparando com os lugares fora do Brasil.
Professor Tiziu você já sofreu discriminação por fazer capoeira?
Não, nunca passei por uma situação dessa.
A amizade na capoeira?
Algo mais que importante hoje em dia na capoeira, só algo a dizer sobre isso, viaje pelo mundo e em todos os lugares faça novas amizades, elas estreitam os laços dentro e fora da capoeira.
#CapoeiraEmTodoLugar
#ProfessorTiziu
#GrupoMuzenzaCapoeira
#MestreBurguês
Professor Tiziu qual a importância da capoeira para crianças?
De extrema importância, eu acredito que a capoeira para as crianças é um veículo de educação transformadora, renovadora, estimulante e que traz alegria, que através do movimento, movimento esse chamado Capoeira, conseguimos educar dentro do ambiente escolar. Ministro aulas de capoeira em colégios particulares e além de conseguirmos educar indiretamente esses pequenos, conseguimos através da capoeira favorecer um repertório motor fantásticos a essas crianças, motricidade essa tão importante na fase de desenvolvimento das crianças.
Professor Tiziu um lugar diferente que você já praticou capoeira?
Com certeza, existem vários lugares diferentes aos quais já fui,
na Europa com certeza um lugar diferente de jogar capoeira pra quem nunca foi, jogar com os pés cheio de neve, também, mas com certeza não há e não haverá lugar melhor no mundo que o Brasil pra jogar a capoeira, quando você viaja, você vê que o lugar mais diferente com energia de jogar a capoeira é aqui, BRASIL!
Professor Tiziu qual a origem do seu apelido?
Começou primeiro por conta do pássaro Tiziu, que pula e emite um som....ZIUUUU, em segundo e foi a grande reafirmação do apelido, já me chamavam de Tiziu e eu não gostava, e nessa mesma época passava uma novela que tinha um escravinho com nome de "TIZIU", pronto, ai que chamaram mais ainda (risos), eu gostei menos e é ai que o apelido se firma. Hoje tudo tranquilo, até prefiro, mas no início era terrível.
Professor Tiziu qual música que você mais gosta?
Você não sabe o valor que a capoeira tem. (Grupo Muzenza)
Professor Tiziu qual o movimento que você mais gosta?
Meia-lua de compasso / Gancho.
Professor Tiziu um momento na capoeira inesquecível?
Um sonho de menino, sair na coluna do "Menino é bom bate palma pra ele" da Revista Capoeira, foi inesquecível, mas infelizmente a revista impressa não saiu, só saiu no site e em poucos meses a revista acabou, mas foi muito gratificante.
Professor Tiziu o que a capoeira significa para você?
Tudo, dela veio meu trabalho onde sou muito feliz,
me estimulou a estudar, constitui uma família,
sou feliz e devo tudo isso à Capoeira.
Não deixem de acreditar e buscar o que almejam na vida e na capoeira, estudem, treinem, procurem manter a tradição, criem raíz, “Pois quem tem seu mestre tem sua história”, e nunca apague sua trajetória seja ela qual for, “Pois quem Esquece seu passado estará apagando sua própria historia” ,
levem sempre isso com vocês:
" PARA SER CONHECIDO, PRIMEIRO TEM QUE CONHECER"
"PARA SER VALORIZADO, PRIMEIRO TEM QUE VALORIZAR".
Acreditem na Capoeira. Eu Acredito. (Professor Tiziu)
Agradecemos ao nosso amigo e camarada
Professor Tiziu, pela credibilidade, parceria e confiança em nosso trabalho. Aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho.
(Trio Paranauê)
#CapoeiraEmTodoLugar