Celeiro de Bamba Cordão de Ouro
Mestre Garrote
Clique: Facebook
Clique: Canal Youtube
Locais de Treinamento
Vivência
Mestre Garrote quando começou na capoeira e quem te incentivou?
Eu comecei na capoeira por influência de amigos de infância do bairro onde cresci e fui criado, o bairro da Mangabinha, na cidade de Itabuna - BA. Meus primeiros treinos foi por volta de agosto de 1994, comecei a treinar com o Instrutor Léo, por cerca de 1 ano e depois fui morar em São Paulo, procurei outros lugares para treinar e encontrei o Mestre Ninja, isso foi em 1996, pessoa que sempre me incentivou e incentiva na capoeira, tendo recebido todas as graduações na capoeira através dele.
Sempre acompanhei meu Mestre Ninja, fizemos parte do Grupo Luiz Medicina, que foi um grupo incorporado à Associação de Capoeira Raça e permanecemos até 2009, em 2010 migramos para a Cordão de Ouro e hoje faço parte do Núcleo Celeiro de Bamba Cordão de Ouro em Itabuna-BA.
Mestre Garrote no início em quem você se espelhava na capoeira?
De início me inspirei em dois capoeiristas que conheci ainda na infância, Mestre Folha do Grupo Raça (Muritiba-BA) e um colega de capoeira, Neto de Itabuna, também discípulo do Mestre Ninja, que hoje não pratica mais. Mas em termos de influência em cantigas de capoeira, três nomes sempre foram presentes, Mestre Suassuna (Cordão de Ouro), Mestre Tony Vargas (Senzala) e Mestre Mão Branca (Capoeira Gerais).
Mestre Garrote a Capoeira mudou muito?
A capoeira vem se adaptando aos desafios que surgem, mas ela se mantém diversa, isso que é interessante, ela não se resumi à poucos modos de jogar.
Mestre Garrote você já sofreu discriminação por fazer capoeira?
Na era da informação que estamos vivendo hoje, muitas são as pessoas que admiram e são curiosas em relação à capoeira, mas não se pode negar que existem ainda pessoas que são preconceituosas, que vai desde chacotas de amigos, que querem resumir a capoeira como uma dança coreografada, como pessoas que ainda conservam a ideia que a capoeira é coisa de vagabundo, no sentido de não ter valor. Mesmo no século XXI é algo que ainda precisa ser combatido, pois a capoeira tem momentos de descontração, atividades lúdicas, festivos, interativos, mas ela é séria e cobra de nós, cada vez mais, que à conheçamos mais e mais.
Mestre Garrote qual a importância da capoeira para crianças?
A capoeira demonstra a olhos nus, que é importante veículo de difusão cultural afro-brasileira e de conhecimento popular em torno da capoeira. Com atividades lúdicas a capoeira desenvolve o respeito, capacidade de interação em grupo, respeito à regras, aos colegas, hierarquia e disciplina.
Mestre Garrote qual a origem de seu apelido?
Quando iniciei na capoeira, eu era uma criança muito magra, meu Mestre falou em tom de brincadeira, "a capoeira vai te ajudar a ganhar corpo, vai crescer como um Garrote", novilho bovino, eu devia ter entre 11 e 12 anos de idade.
Mestre Garrote um lugar diferente que já praticou capoeira?
Bem, graças a capoeira, tenho conhecido diversas cidades e até distritos em zonas rurais, mas lembro que a situação mais diferente, foi aqui na cidade de Itabuna no ano de 1997, quando um grupo de amigo e eu, ficamos jogando capoeira em cima de uma mesa de madeira, no Grapiúna Tênis Clube, começamos a disputar quem conseguia fazer movimentos de floreios e foi ficando envolvente, acabamos fazendo alguns jogos em cima da mesa.
Mestre Garrote qual música você mais gosta?
Resposta difícil, pois música de capoeira além de ter seu lado tradicional, traz também a necessidade de refletir o momento da roda e a mensagem a ser passada. No geral, gosto de músicas que trazem ensinamentos, com boa melodia. Das cantigas que tive a felicidade de compor, gosto bastante de cantar "Lições da capoeira" e "Dor de escravo".
Mestre Garrote qual o movimento você mais gosta?
O movimento que mais gosto e me encanta na capoeira é a Ginga.
Mestre Garrote o que você espera para o futuro da capoeira e será que pode se tornar esporte olímpico?
Espero que a capoeira continue com esse papel de integração, sendo instrumento de brasilidade, formando bons cidadãos e demonstrando cada vez mais, como o simples é rico.
Acredito que no futuro, a capoeira seja reconhecida como esporte olímpico, mas até lá vão haver muitas discussões sobre as regras de competição, qual será o papel do Mestre, existirá a figura de "técnico olímpico", algo que precisa ser amadurecido.
Mestre Garrote um momento inesquecível na capoeira?
Ver Mestres renomados reunidos e realizando o evento Capoeirando 2012, com a presença de Mestres de várias gerações, representando diversos estilos e trajetórias, são histórias vivas da capoeira.
Mestre Garrote o que a capoeira significa para você?
Capoeira é mais que esporte, mais do que história dos antepassados, a capoeira é jeito de viver, é filosofia de vida. Aprende-se na roda de capoeira o que usamos na roda da vida.
"A capoeira fez e fará a diferença na vida de quem tem contato com ela. Ela ajuda você à se conhecer mais, saber dos seus limites e ser provocado a superá-los.
A capoeira sempre nos ensina algo, sempre tem algum ponto de vista novo para aprender com ela." (Mestre Garrote)
Agradecemos ao nosso amigo e camarada Mestre Garrote,
pela credibilidade, parceria e confiança em nosso trabalho, aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho com a capoeira.
(Trio Paranauê)
pela credibilidade, parceria e confiança em nosso trabalho, aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho com a capoeira.
(Trio Paranauê)
#CapoeiraEmTodoLugar
Jesus Cristo, Mestre dos Mestres!
Nossos colaboradores:
Clique: Aloha Tattoo Barber Shop
Camisetas para eventos a partir de R$14,00
faça já seu orçamento.
Clique: RTN (Ricardo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário