Mestre Sukury
Associação Cultural Capoeira Liberdade do Brasil
Clique: Facebook
Clique: Fan Page
Local de Treinamento
Praça de Esportes de Itajubá (Antigo Itajubá Tênis Club)
Segundas e Quartas-Feiras das 19 às 21 horas
Terças e Sextas-Feiras das 12 às 13:15 horas
Site: Capoeira Liberdade do Brasil
Vivência
Mestre Sukury quando você começou a capoeira
e quem te incentivou?
No final de 1979 para 80 tive meu primeiro contato com a capoeira, por acaso passei perto do diretório acadêmico da Unifei, tinha um pessoal treinando e fiquei com vontade de treinar, mas como o treino era pesado esperei um pouco, mas continuei acompanhando a capoeira e no ano de 1981 comecei a treinar no grupo Besouro Preto do Professor Dê e nunca mais parei. Tenho um trabalho com a Associação Cultural Capoeira Liberdade do Brasil, que está espalhada pelas cidades do sul de Minas Gerais.
(Mestre Sukury e Mestre César Batista)
Mestre Sukury a capoeira mudou muito?
Com certeza, antigamente não se preocupava muito com ritmos na capoeira, como musicalidade e organização da bateria, os toques eram São Bento Grande de Angola e São Bento Grande da Regional, jogo duro e rápido. Hoje em dia desceu mais para a Benguela se encaixando no toque, diferente de antigamente.
Mestre Sukury você já sofreu discriminação por fazer capoeira?
Sim, isso aconteceu sim. Na verdade a discriminação vem de várias formas, pois a capoeira já tem um histórico de discriminação, devido a falta de conhecimento era considerada uma religião e chamavam de "macumba", hoje em dia isso mudou muito. No meu caso, além da capoeira, sofria discriminação também por ter tatuagem e cabelo comprido, mas hoje tenho minha identidade como Mestre Sukury e sou bem aceito, com tatuagem e cabelos compridos, pelo trabalho desenvolvido e não pela aparência!
Mestre Sukury qual a origem do seu apelido?
Primeiramente eu tinha o apelido de "Til", por ter me queimado na boca de um fogão de lenha, fiquei meio de cor escura e no entendimento dos mais antigos, "Til" era um cidadão de cor, depois que me afirmei na capoeira, eu gostava muito de saltos e pulos, então colocaram o apelido de "Pula-pula", com o passar do tempo recebi o apelido de "Sukury" de um professor, dizia que eu tinha uma movimentação e expressão parecido com a cobra sucuri, isso foi em meados de 1985 e ficou até hoje.
Mestre Sukury um lugar diferente que já praticou capoeira?
Na época que abri a minha primeira academia, os tempos eram difíceis, então comprei uma lona de plástico preta e comecei a dar aulas no meu quintal. Também tive o privilégio de ministrar uma aula na academia onde Mestre Bimba era dono, através do convite do Mestre Bamba.
Mestre Sukury qual a importância da capoeira para crianças?
A capoeira é importantíssima no desenvolvimento da autoestima da criança, além da automatização de movimentos e do autoconhecimento motor, favorecendo também na educação e administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e mais segura na vida. Outro ponto que destaca a capoeira dos demais esportes no desenvolvimento da criança é que ela não gera frustração com relação à competição, pois o objetivo a ser alcançado é sempre o da auto superação e não da superação sobre os demais companheiros, pois a capoeira se joga com o parceiro e não contra ele.
Mestre Sukury qual música você mais gosta?
Ladainha Dona Isabel
Mestre Sukury qual o movimento você mais gosta?
Em pé, um martelo com técnica, uma ginga bem feita e uma meia lua de compasso bem executada. No chão, uma descida básica com troca de negativa bem encaixado no quadril.
Mestre Sukury o que você espera para o futuro da capoeira?
Essa resposta é difícil, com tanta bagunça que há na capoeira. A capoeira continuará sendo o maior veículo da divulgação da língua portuguesa. Não tem como saber o futuro da capoeira, mas desejo e espero mais respeito com a arte e com os Mestres antigos, espero mais respeito!!!!
Mestre Sukury um momento inesquecível na capoeira?
Quando tinha 20 anos de capoeira, já sendo conhecido como Mestre, em 2002 meus alunos da cidade de Pedralva, onde tenho minha sede com mais de 30 anos de trabalho, fizeram uma homenagem me reconhecendo como Mestre, hoje em dia estes mesmos alunos dizem que sou um falso Mestre, pessoas sem caráter, essa passagem ficou marcado devido a maldade das pessoas.
Mestre Sukury o que a capoeira significa para você?
Pra mim sempre será um veículo muito importante, na canalização para as crianças, jovens e adultos, para uma cidadania plena e na socialização em grupo.
"Sei que é utopia, mas queria mais rigor com o aluno que troca de grupo, no mínimo ser avaliado o seu tempo e trajetória, para formação de um profissional de capoeira. O que mais a gente vê, é os Mestres reclamando da formação dentro da capoeira, o aluno sai aluno e vira professor, sai professor e vira Mestre,
mais Rigor!!!" (Mestre Sukury)
Agradecemos ao nosso amigo e camarada Mestre Sukury,
pela credibilidade, parceria e confiança em nosso trabalho, aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho com a capoeira.
(Trio Paranauê)
pela credibilidade, parceria e confiança em nosso trabalho, aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho com a capoeira.
(Trio Paranauê)
#CapoeiraEmTodoLugar
Jesus Cristo, Mestre dos Mestres!
Nossos colaboradores:
Clique: Aloha Tattoo Barber Shop
Camisetas para eventos a partir de R$14,00
faça já seu orçamento.
Clique: RTN (Ricardo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário