segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Alunas(o) Docinho, Bacana e Janis - G.Ginga Divina/SP #CapoeiraEmTodoLugar

Grupo Ginga Divina (C.Mestre Cascão) - São Paulo/SP
Foto tirada no Parque Ecológico Vila Prudente/SP


Docinho (Julia) e  Janis (Luana)
               by Lucia Silva

Bacana (Guilherme) 
                         by Lucia Silva

Docinho (Julia) 
                         by Lucia Silva

Janis (Luana)
                         by Lucia Silva


A próxima foto pode ser a sua! Envia-nos!
Capoeristas... Faça parte dessa parceria! 
capoeiraemtodolugar@gmail.com
Obrigada Deus é Fiel

Grupo Arte e Cultura (C.Mestre Gilson) São Paulo/SP





Grupo Arte e Cultura Capoeira
C.Mestre Gilson (11) 967025514
Rua Costa Barros, 1744

Horário dos treinos: Segundas, Quartas e Sextas-feiras 
                                 19:00 às 20:00 horas - até 12 anos
                                 20:00 às 21:30 horas Adultos


#FamíliaArteCultura












                 by Andresa Palma









'...O importante não é o tempo de capoeira que você tem...
 Mas sim o que você  fez nesse tempo...'




C.Mestre Gilson


#CapoeiraEmTodoLugar


                       by Andresa Palma


#FamíliaArteCultura


#CapoeiraEmTodoLugar






Agradecemos à todos do Grupo Arte e Cultura pela Parceria e direitos autorais aqui postados!

Deseja divulgar seu grupo?
Envie seu logo e dados para capoeiraemtodolugar@gmail.com







Deus é Fiel

Biografia Mestre Bimba e Mestre Pastinha - Um Marco na História da Capoeira


MESTRE PASTINHA (Nascimento 05/04/1889 a 13/11/1981 In memoria)

Vicente Joaquim Ferreira Pastinha, foi um dos principais mestres de Capoeira angola da história.
De acordo com o próprio mestre, iniciou-se na capoeira quando tinha apenas 8 anos, por meio de um africano chamado Benedito, o qual, ao vê-lo apanhar de um garoto mais velho, resolveu ensinar-lhe a capoeira.
Vicente Pastinha foi filmado, fotografado, entrevistado, gravou discos, deixou um livro, enfim, se imortalizou. Foi lá no sobrado 19, no largo do Pelourinho, onde funcionava a sua academia, o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA) fundado em 1941. Milhares de pessoas estiveram na academia. Ficavam impressionadas com as cantorias, com o som dos berimbaus, pandeiros, agogôs e o jogo da capoeira, mas principalmente com o carisma e a dedicação de mestre Pastinha.
Mestre Pastinha era uma pessoa bem-humorada, descontraída, bastante receptivo, rico em conhecimento; seu saber transcendia as rodas de capoeira. Era uma pessoa do mundo ideal, camarada, amigo, pai e irmão dos seus discípulos. Viveu intensamente seus longos anos dedicados à Capoeira Angola. A originalidade e a eficiência da luta/dança em momento algum fora perdida na academia de Pastinha. Incontestável foi a sua contribuição para o reconhecimento do valor cultural da capoeira


Por fim, o governo resolveu fazer uma reforma no sobrado. Disseram ao mestre que ele não tinha com o que se preocupar e que, após terminada a obra, ele poderia voltar à sua academia, o seu lar. Mas nunca mais se ouviu a voz de Pastinha dentro do sobrado. O povo não mais assistiu a uma maravilhosa roda de Capoeira Angola naquele lugar, onde hoje funciona o restaurante do SENAC. Pastinha havia sido traído pelos poderes públicos. Viveu seus últimos anos na miséria, cego e doente, na escuridão de um quarto decadente, no próprio bairro do Pelourinho, em Salvador. 

Mestre Bimba (Nascimento 23/11/1900 a 05/02/1974 In memoria)

Manoel dos Reis Machado, também conhecido como Mestre Bimba, foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de Capoeira Regional -é a capoeira tradicional mais enxuta, com menos subterfúgios e maior objetividade. O treinamento era mais focado no ataque e no contra-ataque, com muita importância para a precisão e a disciplina. Bimba também incorporou alguns golpes de outras artes marciais, notadamente o batuque, antiga luta de rua praticada por seu pai. O uso de acrobacias e saltos era mínimo: um dos fundamentos era sempre manter ao menos uma base de apoio. Como dizia Mestre Bimba, "o chão é amigo do capoeirista". A capoeira regional também introduziu, na capoeira, o conceito de graduações. Na academia de mestre Bimba, existiam três níveis hierárquicos: calouro, formado e formado especializado. As graduações eram determinadas por um lenço amarrado na cintura.
As tradições da roda e do jogo de capoeira foram mantidas, servindo para a aplicação das técnicas aprendidas em aula. A bateria, contudo, foi modificada, sendo composta por um único berimbau e dois pandeiros. Uma das maiores honras para um discípulo era a permissão para jogar iúna. O jogo de iúna tinha a função simbólica de promover a demarcação do grupo dos formados para o grupo dos calouros. A única peculiaridade técnica do jogo de iúna em relação aos jogos realizados em outros momentos da roda de capoeira era a obrigatoriedade da aplicação de um golpe pré-estabelecido no desenrolar do jogo. O jogo também destacava-se pela maior habilidade dos capoeiristas que o executavam. O jogo de iúna era praticado apenas ao som do berimbau, sem palmas ou outros instrumentos, o que reforçava seu caráter solene. Ao final de cada jogo, todos os participantes aplaudiam os capoeiristas que saíam da roda.
A luta regional baiana tornou-se rapidamente popular, levando a capoeira ao grande público e finalmente mudando a imagem do capoeirista, tido no Brasil até então como um marginal. Das muitas apresentações que mestre Bimba fez com seu grupo, talvez a mais conhecida tenha sido a ocorrida em 1953  para o então presidente da república Getúlio Vargas,, ocasião em que teria ouvido do presidente: "A capoeira é o único esporte verdadeiramente nacional".
Assim conquistou todas as classes da sociedade. Foi um exímio lutador e acima de tudo um grande educador, foi o responsável por tirar a capoeira da marginalidade. Praticantes dessa arte se denominam "capoeira", pois, para eles, a capoeira é um estilo de vida – ser, pensar, agir como um capoeira.
Bimba empunhava regras para os praticantes da capoeira regional, sendo elas:
– Não beber, e não fumar. Pois os mesmos alteravam o desempenho e a consciência da capoeira.
– Evitar demonstrações de todas as técnicas, pois a surpresa é a principal arma dessa arte.
– Praticar os fundamentos todos os dias.
– Não dispersar durante as aulas.
– Manter o corpo relaxado e o mais próximo do seu adversário possível, pois dessa forma o capoeira desenvolveria mais.

Mestre Bimba e Pastinha são as estrelas que ainda brilham

Mestre Bimba e Pastinha foram um dos maiores ícones da cultura do Brasil. Dedicaram sua vida inteira em favor da nossa cultura, ajudaram a tirar a capoeira da ilegalidade e a colocá-la no seu devido lugar como prática esportiva e cultural, preservaram e divulgaram a nossa arte até fora do país, ensinaram jovens e adultos a enxergar a vida de uma forma simples, mas nobre. Os dois foram estrelas que vieram para a terra em forma de homem, para nos ensinar a filosofia da simplicidade, mas teveram que voltar ao céu, pois os seus brilhos já não cabia mais aqui em um lugar tão pequeno. 
Aqui vai nossa singela homenagem aos dois guerreiros da arte capoeira Mestre Bimba e Pastinha que transformaram e formaram crianças em grandes adultos e fizeram os mais velhos brincarem como crianças, literalmente de pernas pro ar.

Atualmente hoje, a modalidade está presente em mais de 150 países com cerca de oito milhões de praticantes ao redor do mundo. A maior parte deles, seis milhões, está no Brasil.


Vem aí a Série...Principais Reflexões da Capoeira narrada pelo Mestre Pastinha!
Somente aqui no #CapoeiraEmTodoLugar  Não percam!

Obrigada Deus é Fiel