quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Mestre Pulmão - Grupo Senzala - Sérvia


Grupo Senzala - Mestre Peixinho

Mestre Pulmão
Clique: Canal Youtube
Clique: Facebook

Vivência

Mestre Pulmão quando você começou a capoeira 
e quem te incentivou?
Comecei a capoeira com 14 anos no bairro Méier/RJ, um amigo me levou e conheci Carlinhos Aidê, que tinha um grupo, e quando eu vi fiquei impressionado com a capoeira, foi onde dei início aos meus treinamentos, treinei com Carlinhos Aidê por volta de 2 anos. Depois fui treinar no Capoeira Brasil, foi onde um amigo me convidou para treinar no Grupo Senzala, hoje Mestre Zumbi que está em Nova York, ele quem me levou e treinamos juntos com o Mestre Ramos, treinei até a corda verde e fui treinar com o Mestre Peixinho onde fiquei até me formar e o Mestre veio a falecer. Hoje tenho 6 anos de corda vermelha formado pelo Grupo Senzala, desenvolvo trabalhos no leste europeu, como Macedônia, Montenegro, Sérvia, Hungria e no Rio de Janeiro em algumas escolas, e formei uma associação, ABP Associação Barra Pulmão que hoje tem 20 anos de existência.



Mestre Pulmão no início em quem você se espelhava?
Sempre nas pessoas que faziam um bom trabalho com a capoeira, não tem um específico.


Mestre Pulmão da época que você começou para hoje em dia 
a capoeira mudou muito?
A capoeira mudou muito no meu ponto de vista, hoje em dia o aluno tem mais acesso ao Mestre, na minha época de aluno nós não tínhamos contato com o Mestre, fui ter esse contato com mais de 6 anos de capoeira, pra mim o que mudou foi isso, esse estreitamento entre aluno e o Mestre, isso foi bom e por outro lado foi ruim, pois trouxe um pouco de problemas para os Professores, os alunos levavam os problemas diretamente para os Mestres. 
Hoje a capoeira está no mundo todo, a internet ajudou bastante para isso, através dos Mestres que nos últimos 20 anos levou a capoeira para o mundo.



Mestre Pulmão você já sofreu discriminação por fazer capoeira?
O que mais sofri na minha vida foi discriminação, sou negro, criei um trabalho na Barra da Tijuca um bairro nobre do Rio de Janeiro, quando fui convidado pela Lucinha Lins para dar aulas em uma escola na Barra, lá sofri com a discriminação, na minha primeira reunião com a diretora ela disse que não poderia levar nenhum negro e tive que fazer a apresentação sozinho, e para o azar dela a apresentação foi show, e por alguns anos fui o professor que tinha mais alunos na escola. Quando eu comecei a capoeira minha mãe disse que era coisa de vagabundo, chegava sempre machucado, sujo do treino e ela pensava que aquilo me levaria para prisão, pura ignorância por não conhecer a capoeira e não saber o que era, através da capoeira consegui dar uma vida melhor para minha mãe até o final da sua vida, a capoeira que nos tirou da comunidade e que deu todo conforto, toda a discriminação que sofri foi só uma alavanca para conseguir chegar aonde cheguei.


Mestre Pulmão a amizade na capoeira?
A amizade na capoeira é a mesma amizade fora da capoeira, porque não existe pessoas diferentes dentro e fora, o ser humano é o mesmo tem os mesmos vícios, enganos e acertos, então é igual a qualquer lugar, tem os amigos, tem aqueles que estão com você nos eventos, tem aqueles que lembra de você quando precisa de alguma coisa e tem aqueles amigos de todo momento, momento com alunos ou sem alunos, momento com fama ou sem a fama.

"tem dias que eu sou a capoeira, 
e tem dias que a capoeira sou eu"
(Mestre Pulmão)

Mestre Pulmão qual a importância da capoeira para crianças?
A capoeira para crianças foi a grande sacada que a sociedade teve a tempo, pois sabemos que a capoeira tem um leque muito grande de variedades de benefícios, não só para crianças mas para qualquer ser humano, mas especificamente para crianças ela trabalha muita coisa, a musicalidade, a percepção especial, o trabalho em conjunto, no momento em que o mundo diz que você precisa o melhor sozinho, o simples fato de esperar sua vez para entrar na roda isso ajuda as crianças a serem adultos melhores, a capoeira tem essa grande importância, de estar hoje em dia, dentro das escolas e creches. Foi uma grande quebra de tabu e preconceitos, após a capoeira ingressar na escolas.



Mestre Pulmão através da capoeira você conheceu outros países, em qual país você sentiu aquele axé?
Seria injusto eu indicar um lugar específico, pois eu vivo na Sérvia e aqui a galera treina muito, se dedicam demais e em outros países, que eu tenho meu trabalho, também eles são apaixonados pela capoeira, não só meu trabalho como outros grupos também tem uma capoeira muito forte, está de bobeira quem pensa que só no Brasil a capoeira tem aquele axé, hoje em dia a capoeira está no mundo todo e tem lugares que os estrangeiros treinam mais que os brasileiros.



Mestre Pulmão um lugar diferente que você já praticou capoeira?
Um lugar diferente, na verdade não joguei só toquei berimbau para um aluno jogar, foi em uma fronteira entre dois países, o carro cheio de instrumentos e o soldado queria saber o que era aquilo, falava pra ele sobre a capoeira mas ele não entendia, ele quis saber o que era capoeira, então toquei o berimbau e meu aluno fez alguns movimentos na neve para ele entender o que era capoeira.


Mestre Pulmão qual a origem do seu apelido?
Recebi esse apelido na rua antes da capoeira, quando eu era pequeno sofria de Bronquite Asmática, e minha mãe ficava desesperada e nós não tínhamos condições nenhuma, sempre estava nos hospitais por causa da bronquite, e a galera da rua me começou a chamar de "Pulmão", e um amigo da rua que entrou na capoeira comigo levou esse apelido junto e ficou até hoje.


Mestre Pulmão qual música que você mais gosta?
Não tem uma música específica, mas gosto muito do CD Capoeira de Angola Pelourinho do Mestre Moraes.



Mestre Pulmão qual o movimento que você mais gosta?
Gosto muito do Aú de frente como floreio, movimento de ataque como a Vingativa bem aplicada, a Tesoura e gosto muito de sequências de movimentos.


Mestre Pulmão um momento inesquecível na capoeira?
Um momento inesquecível pra mim, 
foi quando o Mestre Peixinho faleceu.


Mestre Pulmão o que a capoeira significa para você?
A capoeira pra mim é vida, é minha vida, através da capoeira consegui tudo que tenho, apesar de acreditar que nada é nosso, tenho as minhas amizades que estão comigo até hoje, direta ou indiretamente através da capoeira, conheci a igreja, conheci Cristo, conheci a mãe do meu filho, viajei o mundo, então eu respiro capoeira, penso em capoeira, sonho com capoeira, 
eu costumo dizer que "tem dias que eu sou a capoeira, e tem dias que a capoeira sou eu".


"Que as pessoas entendam, que esse é um momento nosso, a responsabilidade da nossa geração é fazer que a capoeira vá mais além, a velha guarda levou a capoeira até aqui e daqui em diante nós temos que fazer a nossa parte. O que nós vamos dizer quando a nova geração perguntar o que nossa geração fez pela capoeira, o que você fez pela capoeira?" (Mestre Pulmão)


Agradecemos ao nosso amigo e camarada Mestre Pulmão
pela credibilidade, parceria e confiança em nosso trabalho, aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho com a capoeira no Brasil e pelo Mundo. (Trio Paranauê)


#CapoeiraEmTodoLugar




Nossos colaboradores:

Camisetas para Eventos:

Camisetas para eventos a partir de R$14,00 faça um orçamento.
Clique: RTN (Ricardo)