sexta-feira, 13 de maio de 2016

13 de Maio - Abolição da Escravatura



A história da capoeira se confunde com a própria origem, independente de onde ela tenha nascido, a capoeira tornou-se uma cultura difundida entre os escravos da época, tão forte que foi capaz de servir com forma de libertação. Os negros precisavam ofuscar aos olhos dos senhores de engenho de que aquilo que praticavam não era propriamente uma luta, e sim uma manifestação de dança e rituais referente a sua cultura. Para tal, uniram aos golpes, música, ginga, malícia e toda mandinga daquele povo sofredor.


"senzala"

A capoeira foi de grande valia na fuga dos negros para os quilombos. Os capatazes e capitães-do-mato, na tentativa de capturá-los entravam na mata e eram surpreendidos por emboscadas dos negros capoeiristas. Além de servir com arma nas fugas, a capoeira serviu também para tentar proteger os quilombos quando os capitães-do-mato descobriam a sua localização.
O mato era sua moradia, pois era parecido com o da África. Essas fugas foram favorecendo cada vez mais a organização dos negros, que foram formando os quilombos, as cidades dos escravos. Se conseguissem chegar até lá seriam guerreiros e estariam com sua liberdade assegurada.


"Quilombos"

Nesses Quilombos o negro podia cantar, dançar e continuar com seus costumes, o que antes não lhe era permitido por seus “senhores”. Também tinham que saber de suas tarefas, pois os caçadores de escravos sempre os atacavam, e para eles as armadilhas estavam sempre prontas.
Assim os negros garantiam sua liberdade por muitos anos, chegando até a estarem em 50.000 escravos fugitivos com um terreno que abrangia três estados, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, isso no seu maior quilombo, o de Palmares, onde o governo realizava as mais temíveis investidas.
 
 
Com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel em 1888, os negros tornaram-se livres. Porém, como é de conhecimento, isto não aconteceu na prática; este povo ainda permanecia escravizado através da falta de empregos, de oportunidades, de moradia, de mínimas condições de sobrevivência. Sendo assim, os negros marginalizados passaram a utilizar a capoeira como arma para saquear, roubar e tentar sobreviver a um sistema de discriminação. 
Os capoeiristas eram vistos como vadios e delinquentes, desta forma, começou o processo de degradação da imagem da capoeira, sendo por vezes cultuada erroneamente até os dias de hoje.
 
"Princesa Isabel e a Lei Áurea"

Na época da escravidão a prática da capoeira foi perseguida a ferro e fogo. Porém, depois de passado este período, a capoeira ainda continuou a ser alvo de poderosos que tentavam dar-lhe um fim, impondo leis à sua prática. O código penal de 1890, criado durante o governo do Marechal Deodoro da Fonseca, fazia proibição à prática da capoeira em todo o território nacional e, reforçado por decretos que impunham penas severas aos capoeiristas, este código só fez aumentar o ódio às perseguições dos chefes de polícia que tentavam a todo custo fazer valer a lei contra os capoeiristas. O motivo de tanta perseguição era o que a capoeira trás em toda a sua essência, a liberdade. Mesmo passando por todas estas provações, a capoeira resistiu e se firmou até os dias atuais. De luta proibida antigamente, a capoeira passou a ser um esporte, ou melhor, o esporte nacional. Genuinamente brasileira, a capoeira hoje é uma “potência” que dá aos seus praticantes mais fiéis um meio de vida e sustento, sem luxo, mas com dignidade e respeito. 
 
 
Hoje, o esporte capoeira é praticado no Brasil de norte a sul e, mundo a fora, a capoeira já conquistou países como Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Suíça, Inglaterra, Japão, Portugal, Espanha, Israel, Itália, França, Suécia, Austrália, dentre outros. Do crime reprimido à duras penas ao esporte praticado pelo mundo a fora, esta é a capoeira, uma herança negra que todo mundo guarda em si como um grande tesouro.
 
 
"Viva Zumbi"
 
"O legado que nós levamos, é a gratidão eterna aos ESCRAVOS, que na época interviu a favor da LIBERDADE e a todos os CAPOEIRISTAS que vem enraizando ainda mais essa arte admirável, reconhecida e praticada no mundo inteiro."
(Trio Paranauê)
 
botao_seta_135.gif

Faça parte você também dos nossos canais! 

FanpageFacebook:



https://www.facebook.com/CapoeiraEmTodoLugar/
Ao Som Da Capoeira: https://soundcloud.com/trio-paranau

E-mail: capoeiraemtodolugar@gmail.com
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCM5z6QfaONiQFRnMTpYqMwQ
Messenger:  https://www.facebook.com/profile.php?id=100005650025609

Sejam todos bem vindos!








Jesus Cristo, Mestre dos Mestres!