segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Mestre Estevinho - Grupo Ginga Esporte Capoeira - Atibaia/SP



Mestre Estevinho
Clique: Facebook

Local de Treinamento
Difusão Cultural Atibaia
Rua Dr.Osvaldo Urioste, 41
Centro - Atibaia - SP


Vivência
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, barba e close-up

Mestre Estevinho quando você começou a capoeira 
e quem te incentivou?
Meu primeiro contato com a capoeira, foi quando eu tinha 7 anos na minha cidade natal Pernambuco, mas não tive oportunidade de treinar, sempre fiquei com vontade de treinar capoeira e tive oportunidade aos 17 anos, quando um amigo se matriculou na capoeira, e naquela época era contrato de 6 meses, e ele não gostou do treinamento, então entrei no lugar dele no contrato, isso aconteceu no dia 04 de julho de 1983 na Associação de Capoeira Senhor dos Navegantes em Atibaia, onde me formei em 1989 com o Cordão Azul, após 2 anos fui para Itatiba e fundei o Grupo Ginga Esporte Capoeira no dia 01/02/1991 com dois amigos o Hudson e o Pessoa, e hoje carrego minha bandeira aonde vou com a capoeira.

A imagem pode conter: 4 pessoas, árvore, multidão, céu e atividades ao ar livre

Mestre Estevinho em quem você se espelhava?
Sempre foi em meu Mestre, ele é como se fosse um pai, é uma pessoa incrível, bom educador e treinador, 
até hoje ele é meu orgulho.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e casamento

Mestre Estevinho a capoeira mudou muito?
A capoeira começou a mudar para mim em 1996, quando meus alunos se reuniram e pediram para deixar a camiseta pra fora das calças, percebi que a capoeira estava mudando e mudou para melhor, hoje os capoeiristas se preparam melhor antes de abrir a boca, a musicalidade, instrumentação e a postura na roda também mudaram.



Mestre Estevinho você já sofreu discriminação por fazer capoeira?
Sim já aconteceu comigo, teve uma situação, que no local aonde trabalhava tinha outras modalidades e quando havia algum acontecimento, eles não falavam comigo e me deixavam de lado, e teve casos também de pais tirarem seus filhos da capoeira e da academia por pensar que a capoeira era macumba, hoje em dia a capoeira está ganhando seu espaço.


Mestre Estevinho qual a importância da capoeira para crianças?
Acredito que para as crianças a capoeira é uma ferramenta para o desenvolvimento educacional, que é a primeira parte de preparação, na capoeira encontramos tudo que uma criança precisa, mas a base é a educação. O futuro da capoeira são as crianças, hoje precisamos de ótimos profissionais que estejam capacitados para desenvolver os treinamentos específicos para as crianças, precisando do apoio dos pais e parcerias com as escolas, o esporte em geral é muito importante para a educação das crianças. Educação para crianças dentro da capoeira.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo

Mestre Estevinho um lugar diferente que você já praticou capoeira?
Foi na Praça da República em São Paulo.

A imagem pode conter: 27 pessoas, pessoas sorrindo

Mestre Estevinho qual a origem do seu apelido?
Foi meu Mestre que deu esse apelido, teve um festival de artes marciais que participei e na época o pessoal me conhecia como "Estevão", tinha um Mestre de outra modalidade que estava me procurando, quando ele me achou, ficou me olhando e disse: - Você que é o Estevão?, mas sempre fui baixinho e magrinho, daí meu Mestre vendo aquele fato, começou a me chamar de "Estevinho",
 e ficou este apelido até hoje.



Mestre Estevinho qual música que você mais gosta?
Música de Mestre Museu, "Agradeço a Capoeira", essa música tem tudo a ver com a minha vida na capoeira.



Mestre Estevinho qual o movimento que você mais gosta?
Gosto muito do "Rabo de Arraia" e da "Queda de Rins".

A imagem pode conter: 11 pessoas

Mestre Estevinho um momento inesquecível na capoeira?
Foi na minha formatura, onde pela primeira vez minha mãe foi assistir à um batizado e ela foi a minha madrinha, e após 2 anos ela faleceu, foi dois presentes que Deus me deu, minha formatura e a presença da minha mãe.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Mestre Estevinho o que a capoeira significa para você?
A capoeira é tudo na minha vida, quando viajo é pela capoeira, quando me apresentam sou aplaudido, sou cantador, tocador, jogador e além de tudo isso sou Mestre, meus melhores amigos estão na capoeira, sem ela não sou ninguém, ela é tudo pra mim, 
ela é o meu axé.

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas em pé

"Achava que já tinha feito de tudo, depois um grande Mestre me falou, que ainda não fiz nada,foi quando eu acordei para a vida, faça algo pela capoeira, quero um dia ter orgulho de dizer que a capoeira está nas olimpíadas, temos que nos organizar. Abraços aos meus amigos, axé capoeira." (Mestre Estevinho)



Agradecemos ao nosso amigo e camarada Mestre Estevinho
pela credibilidade, parceria e confiança em nosso trabalho, 
aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho 
com a capoeira. (Trio Paranauê)

#CapoeiraEmTodoLugar


Jesus Cristo, Mestre dos Mestres!




Nossos colaboradores:
Nenhum texto alternativo automático disponível.A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 1 pessoa



Camisetas para Eventos:

Camisetas para eventos a partir de R$14,00, faça um orçamento.

Clique: RTN (Ricardo)