sábado, 14 de abril de 2018

Entrevista: Mestre Jaguara - Capoeira Kwanza - Cotia - São Paulo



Mestre Jaguara
Capoeira Kwanza - Cotia - São Paulo

Local de Treinamentos
Rua Prata, 349 - Cotia - São Paulo
(em frente ao ginásio de esportes)
Segundas, quartas e sextas o dia inteiro.
Contatos: 11 995240710
11 954956999
Clique: Facebook
Clique: Fan page


Vivência


Mestre Jaguara quando você começou a capoeira 
e quem foi sua inspiração?
Meu primeiro contato com a capoeira foi em 1975, na cidade de Olinda em Recife, estava tendo uma roda de capoeira e vi o Barrão dando um mortal em cima de 4 pessoas, na roda estavam Pirajá, Teté, e outros. Através do Barrão que me espelhei, achei bonito aquele movimento e entrei para capoeira. Quando cheguei em São Paulo eu me inspirei muito no Mestre Ditinho, e foi ele quem me formou na capoeira, mas a história é longa, não é do dia pra noite. Conheci Ditinho que é formado do Mestre Polim da Associação de Capoeira Zumbi de Osasco, e ele jogava demais, foi um cara que me inspirei muito, Mestre Ditinho.


Mestre Jaguara a capoeira mudou muito?
Sim, muita mudança, hoje é uma aula mais elaborada, mais pedagógica. Naquele tempo de 75 era muita ignorância, treinamentos fortes, chutar parede para calejar os pés, chutar barriga de aluno, essas coisas, hoje em dia se eu faço isso com um aluno, onde tenho um trabalho aqui em Cotia a mais de 26 anos, os alunos vão embora. A capoeira mudou demais, a minha aula hoje é mais prática, tem mais conteúdo, sem precisar bater e chutar em ninguém, de vez em quando dou uns aperto aqui nos graduados, que é para o bem. Trabalho bastante com criança, sei muitas brincadeiras mas ensino a capoeira tradicional, se não eles relaxam. Em 85 já estava dando aulas e corríamos 10 km antes de começar o treino, na cidade de Itapevi, esse era o aquecimento que nosso Mestre Ditinho falava, a movimentação naquele tempo era diferente, você chegava na academia o Mestre as vezes nem pegava na sua mão e já mandava correr, depois 500 Queixada, Armada, Benção, Martelo e Meia lua de compasso, era uma faixa de 2000 movimentos, hoje em dia são movimentos mais leves.


Mestre Jaguara você já sofreu discriminação por fazer capoeira?
A discriminação foi cruel, no meu primeiro casamento larguei a mulher por causa da capoeira. Quando era pequeno também sofri bastante e até hoje ainda tenho que provar que sou o Mestre Jaguara, continuo enfrentando leões aí a fora.

A imagem pode conter: Paulo Jaguara, sorrindo, chapéu

#CapoeiraEmTodoLugar

Mestre Jaguara um lugar diferente que já praticou capoeira?
Já joguei em muitos lugares diferentes, mas o jogo mais emocionante que tive foi em cima de um banco, no Rio de Janeiro e Mestre Zambi tocando, e tivemos que jogar em cima do banco, sem colocar o pé no chão, com Mestre Guerê, Furacão, foi muito massa, ficou marcado na minha vida.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Mestre Jaguara qual a origem do seu apelido?
Sobre o apelido "Jaguara", em 5 de fevereiro de 1981 foi o dia do batizado, já estava treinando uns 6 anos sem pegar corda, estava jogando com os convidados e levei uma rasteira, e quem estava jogando comigo pediu para levantar, pois não batia em homem deitado, fiquei nervoso e avancei na perna dele dando mordidas, e ele falou que parecia uma Jaguara, e ficou esse apelido marcado na minha história.


Mestre qual a importância da capoeira para crianças?
A capoeira para criança é muito importante, tenho certeza que não tem uma coisa melhor no mundo, na criança ajuda desenvolver na formação, na massa cefálica, coordenação motora, tudo. Até os 14 anos a criança está em fase de crescimento e a capoeira ajuda muito. Na minha academia não dou aula com brincadeiras, até sei fazer muitas coisas pedagógicas, sempre chamo os pais para uma reunião e explicar que eu ensino capoeira, é uma aula um pouco mais cansativa, mas a criança já entra aqui sabendo que vai treinar capoeira. Quando a criança escolhe a capoeira, vejo a sua felicidade no olhar.


Mestre Jaguara comente sobre musicalidade 
e qual música você mais gosta?
Depois de 40 anos de capoeira que fui descobrir, que meu avô era tocador de viola em Pernambuco, sinal que já tinha um dom de família. Trabalhei com a capoeira na rua e acabei conhecendo a dupla "Caju e Castanha", então comecei a fazer improvisos, então foi assim que tudo começou. A música "Quando Deus criou o mundo" foi a minha primeira música e uma das que mais gosto.


Mestre Jaguara qual o movimento que você mais gosta?
O "S Dobrado" acho um movimento muito bonito, agora movimentos para finalizar tem vários, "Martelo" é um deles.


Mestre Jaguara o que espera para o futuro da capoeira?
Que os Mestres mais velhos tenham uma aposentadoria, para não acontecer o que aconteceu com Mestre Pastinha, o futuro que eu espero é esse, já foi comentado isso entre os capoeiristas, um apoio maior e respeito pela capoeira.


Mestre Jaguara um momento inesquecível na capoeira?
Um momento especial na capoeira foi em 29 de março de 1986, Avenida Tucuruvi Nº1619, Jaçanã/SP, foi quando conheci José Gabriel Goes "Mestre Gato", esse foi o dia mais especial pra mim na capoeira, foi conhecer aquele homem, tocador de berimbau da bateria de Mestre Pastinha durante 22 anos, Mestre Gato, inclusive já trouxe ele aqui na minha academia.


Mestre Jaguara o que a capoeira significa para você?
A capoeira é a minha forma de viver, filosofia de vida, saúde, paz, harmonia, axé, tudo o que você pode imaginar, se não fosse a capoeira, não tinha rodado 15 países na minha vida, se eu não fosse capoeira, eu nem sabia o que seria. A capoeira me deu a formação de um ser humano, se eu tenho uma educação foi na capoeira que aprendi, a capoeira é tudo!


Mensagem final do Mestre Jaguara



Agradecemos ao nosso amigo e camarada Mestre Jaguara,
 pela credibilidade, parceria e confiança em nosso trabalho, aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho com a capoeira. 
(Trio Paranauê)

#CapoeiraEmTodoLugar


Jesus Cristo, Mestre dos Mestres!




Nossos colaboradores:

Nenhum texto alternativo automático disponível.



Camisetas para Eventos:

Camisetas para eventos 
faça já seu orçamento.

Clique: RTN (Ricardo)










Nenhum comentário:

Postar um comentário