sexta-feira, 3 de março de 2017

Mestre Maxuel - Capoeira Sul da Bahia - Philadelphia/USA


Capoeira Sul da Bahia (Mestre Railson)

Mestre Maxuel
Philadelphia - USA
Clique: Facebook


Vivência
A imagem pode conter: 1 pessoa

Mestre Maxuel quando você começou a capoeira 
e quem te incentivou?
Comecei a praticar capoeira com a idade de cinco anos, na década de 80, foi com o Mestre Railson do Carmo Domingues, em Arraial D’ajuda (no município de Porto Seguro, no sul da Bahia).
O meu pai foi o principal incentivador da minha iniciação na capoeira, ele tinha um galpão chamado de ‘Encontro dos Amigos’, no qual tinha várias atividades: karatê, capoeira...ele me perguntou se eu queria praticar um esporte, karatê ou capoeira, como eu  assistia os filmes de karatê na televisão, então escolhi o karatê, então ele me olhou e falou "não, você vai treinar capoeira", comecei a chorar, fui a uma aula de capoeira e não voltei na segunda, mas meu pai foi me buscar em casa e me deu uma bronca e estou na capoeira até hoje! A minha mãe sempre me apoiou e também os tios. 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

Mestre Maxuel no início em quem você se espelhava?
Me espelhei muito na dedicação do meu mestre, Mestre Railson e do mestre dele, o Mestre Mão Branca. Sempre escutava falar muito também das proezas do Mestre Bimba, as quais inspiram a todos os capoeiristas.
A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, área interna
#CapoeiraEmTodoLugar
#MestreMaxuel



Mestre Maxuel a capoeira mudou muito?
Sem dúvida, ela mudou muito. Era mais agressiva, muitas vezes sem necessidade, hoje no brasil assim como fora, ela é mais jogada, mais respeitada. Já existe uma consciência que as coisas boas que fazemos na capoeira, beneficiam a todos e as coisas ruins prejudicam a todos também!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

 Mestre Maxuel você já sofreu discriminação por fazer Capoeira?
Bastante, saía para treinar e muita gente me chamava de vagabundo, achavam que eu estava perdendo o meu tempo, me chamavam de preguiçoso, mas segui na capoeira com muita dedicação, ocupando meu tempo em coisas positivas, na saúde do meu corpo e da minha mente, aprendi a ser um melhor cidadão, sempre respeitando as pessoas! Muitas das pessoas que me criticavam, estão perdidos nas drogas ou simplesmente com problemas de saúde. Aquilo tudo era ignorância das pessoas sem cultura. 

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Mestre Maxuel através da capoeira você conheceu outros países, 
lá fora a Capoeira é mais valorizada? 
E em qual país você sentiu aquele Axé?
Através da capoeira já viajei a mais de 30 países e morei em três: Chile, França e atualmente moro nos Estados Unidos. Saí da minha casa com 17 anos, fui divulgar a minha arte no Chile, onde tenho muitos alunos, depois fui viver em Paris, onde tenho minha academia e hoje vivo nos Estados Unidos na cidade de Philadelphia. No Brasil até hoje tem muita gente que não dá valor, desvaloriza tudo que tem origem negra ou indígena, mas ficam de boca aberta quando eles vêem o mundo abraçando a capoeira, como uma ferramenta de integração social, educação, saúde e disciplina. Já ministrei aulas em várias universidades, escolas e centros culturais em diferentes países. O Brasil é onde a energia da capoeira sai para o mundo, tanto que, em todos os países que conheci eu encontrei o mesmo axé e paixão pela capoeira.  O povo chileno é muito dedicado, os franceses são muito esforçados e aqui os americanos são um povo bem receptivo, tem interesse em descobrir sobre a capoeira e gostam muito de esporte.

Resultado de imagem para chileResultado de imagemImagem relacionada

Mestre Maxuel qual a importância da capoeira para crianças?
A capoeira trabalha todos os hemisférios: coordenação, equilíbrio, alegria, brincadeira, identidade, força, trabalho em equipe, superação, cultura e disciplina. Sendo a capoeira considerado um jogo, e particularmente acessível as crianças, pode ser praticada em família, então promove as relações entre pais e filhos e entre irmãos, ajuda na integração social, porque junta crianças de todas as classes sociais e meninos com meninas.

A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindoA imagem pode conter: 2 pessoas, campo de beisebol e área interna

Mestre Maxuel qual o movimento que você mais gosta?
O movimento que eu mais gosto e a meia lua presa, é a que mais caracteriza a capoeira, porque é um movimento forte, rápido e muita elegante, ao mesmo tempo que ele é muito perigoso.


Mestre Maxuel qual música que você mais gosta?
"O Valor da capoeira" de minha autoria, e a música do Mestre João de Deus "Lua, Ilumina meu caminho’" do CD Capoeira Sul da Bahia de Mestre Railson.

A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco

Mestre Maxuel um momento na inesquecível na capoeira?
Meu primeiro batizado e minha formatura de Professor, na qual tivemos a honra de ter uma grande parte da velha guarda presente, foram dois momentos especiais, outro foi o reconhecimento da capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, onde fui convidado pela Unesco para participar da roda de comemoração desse momento histórico, na sua sede em Paris. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, campo de beisebol e área interna

"Eu quero chamar os capoeiristas a nos unirmos cada vez mais, para elevar a capoeira aos melhores patamares de nossa sociedade. Precisamos de uma capoeira organizada para que seja respeitada nacionalmente e mundialmente, cabe aos capoeiristas deixar a vaidade de lado e lutar para melhorar a nossa arte. Entreguem à capoeira o melhor de vocês, porque a capoeira é tudo que a boca come! É luta, mas também é música, cultura, esporte, educação e muitas mais…" (Mestre Maxuel)

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo

#CapoeiraEmTodoLugar
#MestreMaxuel


Agradecemos ao nosso amigo e camarada Mestre Maxuel,
 pela credibilidade, parceria e confiança em nosso trabalho, aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho com a capoeira. 
(Trio Paranauê)

#CapoeiraEmTodoLugar


Jesus Cristo, Mestre dos Mestres!




Nossos colaboradores:
Nenhum texto alternativo automático disponível.A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 1 pessoa



Camisetas para Eventos:

Camisetas para eventos a partir de R$14,00, faça um orçamento.

Clique: RTN (Ricardo)