terça-feira, 16 de agosto de 2016

Monitor Corisco - Escola de Capoeira Memória da Senzala - São Paulo/SP


Centro de Treinamento #1
Av. Nossa Senhora da Encarnação, 600
Jardim Maria Estela (Ref. Em frente ao Posto Shell), São Paulo, SP
Terças e Quintas das 19:30 às 21:30hs

 Centro de Treinamento #2
Rua Giovanni da Conegliano, 330
Vila Liviero, São Paulo, SP
Segundas e Quartas das 19:30 às 21:30hs
 
#CapoeiraEmTodoLugar
#MonitorCoriscoVivência
 
A Escola de Capoeira Memória da Senzala é um grupo formado por mim, Monitor Corisco em abril de 2016. Somos um grupo pequeno que prega a capoeira como arte, cultura e esporte. Passei 15 anos no Grupo de Capoeira Primitiva Heliópolis com o Mestre Frazão, onde aprendi muita coisa. Minha graduação é de monitor mas já dou aula há muito tempo, e resolvi me desligar do antigo grupo e montar este, pelo meu sonho de levar o meu trabalho e empregar a filosofia que eu acredito.(Monitor Corisco)

 
"Mandinga de escravo em ânsia de liberdade.
Seu princípio não tem método e seu fim é inconcebível ao mais sábio dos mestres."(Mestre Pastinha)

Monitor Corisco quando você começou a capoeira 
e quem te incentivou?
Comecei a capoeira com 10 anos, em 1996 com o Profº Pescocinho, ele era um amigo do meu irmão e sempre frequentava minha casa, um dia ele começou a dar gatos e mortais, foi o primeiro contato que tive com a capoeira, foi amor à primeira vista. Através dele surgiu minha admiração pelas acrobacias.
Treinei com o Mestre Manézinho do Grupo de Capoeira Irmãos Unidos de Angola, mestre do Profº Pescocinho, onde aprendi muito sobre a movimentação e os golpes da capoeira, depois fui para o Grupo de Capoeira Liberdade Senhor do Bonfim com o Mestre Rapadura, onde surgiu minha inspiração para o esporte, a luta capoeira. Era um projeto numa escola, e esse projeto acabou, mas como eu não queria parar a capoeira fui treinar com o Mestre Frazão, que inclusive também é formado do Mestre Manézinho.
Com o Mestre Frazão passei 15 anos, e conheci muito sobre a cultura e os mistérios da capoeira, e iniciei minha experiência como educador da arte da capoeira.

 


 
Monitor Corisco no início em quem você se espelhava?

Me espelhava muito em meu professor, um exemplo de dedicação.
Naquela época também não tínhamos condições de conhecer muito sobre a capoeira, como hoje o pessoal tem através da internet, cada aprendizado era depois de muito esforço, grandes Mestres mesmo, a gente só via em capa de CD/Fita.


Monitor Corisco da época que você começou para hoje em dia, a capoeira mudou muito?
Mudou muito com certeza, mas tenho uma visão bastante abrangedora sobre isso, de um lado temos os capoeiristas que perderam totalmente a tradição, misturam capoeira com outras lutas e transformam a roda de capoeira num show de horrores, descaracterizando suas origens, por outro lado, vemos também muita gente boa se profissionalizando e levando seus trabalhos de uma forma muito bonita, ensinando a cultura e a arte da capoeira, em sua essência, trazendo inovação sem esquecer que a capoeira nasceu como luta de libertação de um povo.


Monitor Corisco você já sofreu discriminação 
por fazer Capoeira?
Sim, conheço praticantes de Boxe, Muai Thay e MMA, e tem muita gente que não reconhece a 'Luta Capoeira', a mesma que Bimba desafiou todos os lutadores no passado.

Monitor Corisco qual a importância da capoeira 
para crianças?
A capoeira é extremamente importante para a infância, vejo a evolução de crianças com dificuldade de comportamento depois que conhecem a capoeira. Além do benefício do esporte, a capoeira melhora a concentração, a coordenação, a capacidade de reconhecer seus limites e superá-los, e a socialização.


 Monitor Corisco qual a origem do seu apelido?
Corisco foi um cangaceiro do bando de Lampião, o amigo que vingou sua morte e Corisco também significa uma pessoa esperta,
com agilidade.

 
Monitor Corisco qual música que você mais gosta?
São duas, uma é a que eu mais gosto de cantar:
"no som do gunga, do médio e viola, capoeira pra mim não tem dia e nem hora..."
#AoSomDaCapoeira
 


E a outra é que eu gosto muito de ouvir, me emociono até:
"Eu posso falar do meu passado, que o meu presente está em busca do futuro, eu acredito na capoeira, acende a luz que eu não vou viver mais no escuro."
 
 
Monitor Corisco qual movimento que você mais gosta de fazer?Gosto de movimentos que demonstrem abertura e flexibilidade, um que gosto muito de fazer é o macaco na parada de mão.
 
 
Monitor Corisco um momento na capoeira inesquecível?
Minha formatura, foi muito emocionante.
 
 
Monitor Corisco o que a capoeira significa para você?
Capoeira para mim é filosofia, é estilo de vida!

 
Agradeço a oportunidade e o interesse pela minha história,
sinto-me lisonjeado. Gostaria de utilizar este espaço para dizer que o fato de me orgulhar de onde estou hoje, não quer dizer que me envergonhe dos lugares por onde passei, muito pelo contrário, cada academia, cada Mestre, cada aluno com quem eu tive contato, contribuiu para eu ser quem sou hoje e sou muito grato por isso. E ainda assim, "na roda de capoeira, grande e pequeno sou eu".(Monitor Corisco)

 
Agradecemos ao nosso amigo e camarada Monitor Corisco, pela credibilidade, parceria e pela confiança em nosso trabalho. Aqui vai nossa parabenização pelo ótimo trabalho. (Trio Paranauê)
 
#CapoeiraEmTodoLugar
 
Colaborador:
Camisetas para eventos e moda em geral.